O Que Define Um “Desporto”?

0
150
O Que Define Um

O Que Define Um "Desporto"?O surgimento da E-Sports e a televisionação da ESPN de Cornhole e Poker desencadearam um grande argumento no meu escritório sobre que atividades legalmente constituem um “esporte”. A um certo nível, não existe um arbritador ou Comissário do Desporto para dar uma resposta definitiva. Será que uma competição, que está na televisão e é facturada como desporto, é um desporto? Será Que todo o corpo precisa estar envolvido, precisa de esforço físico, a confiança em uma máquina para fornecer a locomoção desqualifica-o? A expansão massiva dos canais desportivos requer uma quantidade crescente de conteúdo para preencher o vazio de 24 horas, de modo que haverá mais novas atividades publicitadas como esportes. Há puristas esportivos que afirmam que a integridade básica do esporte é minada pela definição em expansão.

Será que isso importa, se a actividade é divertida?

Dictionary.com define esporte como”uma atividade atlética que requer habilidade ou proeza física”. Ele passa a mencionar especificamente “corrida, beisebol, tênis, bowling de golfe, wrestling, Caça e pesca” como esportes. Oxford Dictionary define o esporte como”uma atividade envolvendo esforço físico e habilidade em que um indivíduo ou uma equipe compete contra outro ou outros para o entretenimento”. Por esta última definição, a caça não é considerada um desporto porque não envolve concorrência. Mas os caçadores auto-proclamam-se”desportistas”. A capacidade de lançar e bobinar qualifica a pesca como um esporte? Há competições de pesca televisionadas.

E o E-Sports?E o E-Sports?

Ele certamente afirma ser um esporte em sua faturação. Envolve o esforço do cérebro, e há certamente uma necessidade de reflexos rápidos e destreza na operação do controlador. É competitivo e milhões de pessoas estão entretidas. Os jogadores manteriam que eles são tanto atletas como pilotos de corrida, porque ambas as atividades envolvem habilidade e destreza na operação de uma máquina. Claro que há fãs que vão argumentar que a propulsão nas corridas é fornecida pelo carro. No entanto, o atletismo real é exibido na capacidade de sentar em um pequeno balde na velocidade máxima e ainda operar um veículo de uma forma eficiente, sem bater.

“Cornhole” é um desporto?

Sim, porque requer entregar um saco de feijão com coordenação mão-olho e percepção de profundidade superior. O mesmo se aplica à ferradura, ao curling, aos dardos e ao bowling no relvado. A ESPN apresenta o poker como um desporto. Há certamente um poder cerebral significativo envolvido, mas esforço físico, não muito. Shuffling and dealing does not take much physical dexterity (although shuffling from the bottom of the deck may qualify)."Cornhole" é um desporto?

“America Ninja Warrior” é um esporte recentemente inventado. Envolve tremenda habilidade atlética e esforço e é competitivo. Outro evento esportivo que foi desenvolvido para a televisão são Superstar-competições. Todas as iterações desse conceito se qualificariam. Uma das chaves para construir a popularidade de um evento esportivo é a medida em que os fãs percebem a atividade tem qualidades atléticas que são exibidas em um campo par com os competidores tentando o mais duro que eles podem para ganhar. Esta é a chave para ligas de fantasia e todas as apostas atléticas. O wrestling profissional é roteirizado e coreografado. A habilidade atlética está certamente lá, mas os fãs certamente não arriscariam tempo ou dinheiro adivinhando o resultado.

O grau em que um entretenimento televisivo se qualifica como desporto pode afectar o poder de desenho e a audiência dessa actividade. O que se qualifica como um esporte verdadeiro pode ser a grist para argumentos intermináveis, e a única certeza pode estar no olho do observador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here